segunda-feira, 27 de julho de 2009

Festival Julina Punk -Unidos da Fiel, Itaquaquecetuba/SP - 19/07/2009

Performance De Eduardo (Carne Moída) em "Criança sem esperança"

Povinho Feio (Risos)


Flyer do Evento

Eram 6 horas da manhã, Cheguei em casa após o som da Atitude Punk (postagem anterior) relativamente cansado. Saberia que teria que acordar ás 9 da manhã e não poderia deixar meu cérebro sentenciar ao meu corpo que eu estaria cansado e sem dormir, pois poucas horas mais tarde lá estaria eu que nem um doido em mais um evento organizado por mim (Na verdade, o Julina Punk foi uma iniciativa da minha amiga Leilane - Estaria ali pra dar uma força, e que força!) fazendo tudo: Montar as paradas, dar as coordenadas de horário pras bandas, receber a grana que entrava na porta - isso mesmo até fazer as vezes de segurança. Após o cochilo, ás 9 da manhã e mais disposto do que a noite inteira (incrível!?!), lá vamos nós fazer os Tele-Corres (Correrias por telefone hahaha) para ver o que faltava pro som rolar a pampa...



O que faltava? Aparelhagem! O lugar não era um barzinho, um local fechado... Era uma quadra de escola de samba, um local aberto e sem cobertura. Ou seja, os cubinhos de 5ª categoria que utilizamos no Cesar Bar não iriam dar nem pro cheiro naquele local a céu aberto em que cabiam cerca de 2.000 pessoas. A expectativa de público era grande: Scrapbooks do orkut estuprados com o flyer do evento, flyers correndo nas gigs, na galeria do rock... O céu estava meio fechado... Se chovesse, o que falaríamos? A resposta: FUDEU! Mas não choveu. Tivemos um problema em conseguir aparelhagem: Uma pessoa que estaria a nossa disposição para alugar aparelhagem sumiu a semana inteira. Ligo pra Leilane e nos perguntamos: E agora?



Começa uma maratona atrás de aparelhagem: De bater palma na casa do vizinho forrozeiro até mesmo em igrejas evangélicas, simultaneamente no Itaim Paulista e em Itaquaquecetuba (por parte da Leilane)... Conseguimos! Eu daqui tinha conseguido um equipamento com Duas Caixas e mais uma estante cheia de "mimos" (Mesa, potencia, equalizador, Camara de Eco e até mesmo Pick Ups...). E Leilane, após ser indicada por uma Igreja evangelica a qual ela foi procurar equipamento, se dirigiu a uma oficina mecanica que ela nem imaginaria achar equipamento... Uma PUTA aparelhagem com 8 caixonas mais mesa potencia, toca CD... Enfim, o necessário e o que salvou nossa pele. E foi mais barato que a proposta do nosso amigo aqui do Itaim. Perdeu Playboy! (risos)



Nessas alturas já eram 1 da tarde, e o povo que obedece horário de flyer foi chegando e se acomodando na quadra... sem pagar. Trabalharam na montagem das paradas! Se fuderam! Rárárá! Tudo montado, tudo certinho, era só esperar as bandas chegarem. Até que ás 16:00 mais ou menos a primeira banda começa a tocar: Jhaspion. Jhaspion?



Algumas bandas informaram de antemão que talvez não poderiam tocar, como a Esgoto (que acabou comparecendo). Herdeiros da Revolta não pôde ir, pois o Guitarrista/ Vocalista Felix teve que acompanhar sua esposa que ficara doente no dia do som... Mas apesar disso o Baixista/ Vocalista Getúlio marcou presença. E Fecaloma não veio acho que por uma falta de comunicação entre os membros da banda (sei lá...) que o vocalista acabou viajando na Data. Mas o baterista Henrique e o guitarrista Gabriel apareceram lá. Daí, a banda Jhaspion quebrou um puta galhão e mais uma vez quebrou tudo com seu Crossover consistente que ficou muito bom com a aparelhagem alugada (apesar do cara da mesa ficar desregulando o vocal toda hora).Uma pena que não teve muita gente presente no evento, cerca de 70 pessoas prestigiaram o evento ( o povo se acabou em Perus na noite anterior e ficou em casa no domingo com medo da chuva ahahahhah) - Mas deu pra pagar a aparelhagem , isso que importa.



Em seguida, os caras da banda Carne Moída chegaram e fizeram um Show Foda, que levantou o povinho desanimado que estava lá (boa parte das pessoas ficou sentada no chão com cara de bunda tremendo de frio)... Tocaram os clássicos de suas demos, da coletânea "Pragas dos arrabaldes" e até o "Rock das Aranha" de Raulzito! Eduardo, o vocalista não parava um minuto com seu microfone (Um dos vocalistas mais loucos da Cena Punk de São Paulo) e o show foi encerrado com "Criança sem esperança", com Eduardo de Fraldão e mais nada no corpo.



Depois de Carne moída, ocupa o "palco" (Mais um som com bandas tocando no chão) a banda Coriza, da cidade de Santa Isabel. Uma das melhores bandas ao vivo da atualidade, com um Punk 77 muito, mas muito bem tocado e bem trabalhado e bastante empolgante... Quem gosta da banda (como eu) pira quando vê um show deles. Mas como os caras não "colam no role com os punk" e não tem "Letras firmeza" (o povo gosta de clichê), algumas pessoas ficaram destacadas nos cantos, de braços cruzados. E perdendo a oportunidade de assistir com mais atenção uma banda que sinceramente tem muuuuito futuro e tem tudo para ter um maior destaque na cena.



Em seguida, Reação Adversa assume o "posto". Desta vez terminaram o repertório e foram uma das bandas que o povo mais agitou naquele fim de tarde... foi um repertório curto e grosso do Punk Hardcore legitimamente suburbano. Sem frescura, cru e underground!



Por falar em Punk rock sem frescura... Esgoto sucede Reação Adversa no "palco". Mandaram um repertório dos seus clássicos que já são cantados por muita gente (Dos esgotos, Punk rock na Veia, a morte nos espera, Bomba-H e outras). Diferente do show da noite anterior, apesar do pouco ensaio com a nova baterista, o som dessa vez saiu certinho... Mas o povo não estava tão empolgado como em Perus. Porém, quem já conhecia a banda e estava esperando pra ve-la, deu a maior força pra esta banda que dá um show de energia em muita banda "Novinha" (Tocaram na noite anterior e atravessaram a região metropolitana de ressaca pra mandar um som pra gente).



Em seguida foi a vez da banda Pé Sujus (a minha...). Tocamos um repertóio curto por causa do Horário (9 musicas), tinha mais banda pra tocar. O Som saiu redondinho, mas já fizemos apresentações melhores. O povo que estava lá curtiu, agitou. Mas eu, o vocalista estava Podre de cansado e sem muito pique. E precisamos ensaiar! Mas valeu o show e acima de tudo quem esteve lá na frente participando do nosso show gostou.



Em seguida viria a banda Exilados. Mas eles não trouxeram os pratos de Bateria, e todos os bateristas das outras bandas que poderiam emprestar os pratos foram embora. Uma pena, pois é uma banda muito boa da Cidade de itaquaquecetuba, e a banda que representaria a cidade não pôde tocar. Mas em outros eventos marcarão presença com certeza! E que não deixem mais os pratos em casa (risos)!



Saldo final: A gig acabou por volta das 21:00, 3 bandas não puderam tocar pelos motivos já citados e terminou tudo em paz! Todo mundo tranquilo (até demais), mas preocupados com o que realmente importa. Algumas pessoas que não se gostam estavam lá presentes, mas a turma do deixa-disso Venceu! O Bom senso Venceu! O Punk como consciência prevaleceu! Espero que todas minhas postagens sobre gigs tenham finais como estes. Depende da postura de cada um, com o comprometimento de cada pessoa em valorizar e conservar o espírito de Luta e Conscientização por um mundo melhor e MENOS VIOLENTO que é a proposta do PUNK como MOVIMENTO.

2 comentários:

  1. grande feio!
    parabens pelo blog e pela atitude de organizar todos esses eventos que - pelo menos nos que fui - são foda!
    muito obrigado tambem pelo apoio a banda coriza e vida longa a ti.
    abraços e se cuida!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito bom seu blog!
    Mantenha sempre vivo o espirito punk
    Estou o seguindo...
    \o/

    ResponderExcluir