terça-feira, 21 de julho de 2009

15 anos de Atitude Punk - Quilombaque, Perus - Zona Oeste de São Paulo - 18/07/2009

Galerinha do Mal hehehehe
Flyer do Evento

Pululavam janelinhas no Msn, Mensagens no celular, Telefonemas e o mesmo discurso sincronizado por todos que entravam em contato comigo: "Feio, vai colar hoje em Perus?". Estava simplesmente derrotado por um role de doido feito no dia anterior com uma amiga (começando na galeria e teminando em balada de gótico - risos) e ainda tinha que organizar um som domingo (O festival Julina Punk, em itaquá - próxima postagem). Mas, caramba, era muito tentador esse som. Bandas boas, a promessa de estar cheio de gente, uma confraternização punk em sabado a noite que faz tempo que não ia... Liguei pra uma amiga pra encontrá-la no meio do caminho, foda-se o cansaço, eu Vou!


Uma hora e meia de trem depois (sempre partindo do extremo leste), chegamos na estação Perus, no Extremo Noroeste da Capital paulista. Como eu estava indeciso sobre ir ou não neste evento saí tarde de casa chegando lá pouco antes da meia-noite. Perdi 3 bandas - Colisão Social, Ódio Social e Ataque Urbano (cheguei no fim do repertório desta banda). E Lá estava como eu imaginava: Lotaaaaaaado! Punks independentes, de coletivos feministas, de gangues, Anarco-Punks, Punks de toda grande São Paulo (Desde de Suzano até mesmo de Franco da Rocha). Cerveja relativamente barata (Sol ou Itaipava lata r$ 2,00 - mas estava quente!), se bem que o povo ia ali pertinho na estação comprar Nova Schin gelada por R$ 1,00 (risos), opções de alimentação (O velho e bom cachorro-quente), Velhos amigos de varias bandas reunidos, uma banca com fanzines e exposição de faixas e murais libertários.


A iniciativa foi do Coletivo Atitude Punk, que completa este Ano 15 anos de atividades em prol do Movimento Punk. Alisson, um Grande amigo de Longa data era um dos que estavam na linha de frente deste evento que merece os Parabéns do Cena Punk SP, pois fazia tempo que não via uma confraternização tão cheia e bem curtida... a não ser por... Calma ainda vou chegar lá.


Vamos ás bandas que consegui ver: Após o Ataque Urbano (Que é um punk rock tradicional e pelo pouco que pude ver levou a galera ao pogo, com um som empolgante), houve um Intervalo de uns 40 minutos mais ou menos - creio que pra descansar a aparelhagem - até que a próxima banda ocupasse o "palco" (No chão de novo!!! ÊRA!): Diskontröll!


A banda Disköntroll Mandou ver um D-Beat/Crust sem dó nem piedade na galera que estava sedenta por uma pancadaria sonora, empolgando principalmente os Anarco-Punks e os Hardcores presentes. Esta banda vem se destacando no cenário Crust/D-beat/ MetalPunk... pesquisando sobre ela vi até que tem um Split em Vinil 7' com uma banda européia. Fizeram sua tarefa muito bem feita nesta noite!


Em seguida, A melhor Banda Punk do Brasil na minha opinião assume a responsa de mandar ver no som:ESGOTO! Estavam parados por um tempo, em virtude da entrada da nova baterista (Fabiana- ex Menstruação Anarquika). O Som da Esgoto é o melhor do Brasil na minha opinião porque é um som simplesmente PUNK, sem firulas, sem medo de errar, Letras Grosseiras, diretas e com total razão do que falam! O vocal do Godzilla é um dos mais fodas do mundo, Um gutural que se encaixa muito bem com o baixo grave do Neni e a guitarra de serra-elétrica do Ledis. Estavam com Pouco ensaio... O som não saiu Redondinho... Mas Foda-se! Esgoto é esgoto! Nem eu e nem todo mundo que estava pogando ligava pra isso - São 21 anos de Punk rock sem frescura! - Já dizia o sabotage - Respeito é Pra quem tem!


Depois da Esgoto, quem assume a responsa do Som é a banda Reação adversa, Outros grandes amigos meus. A galera estava empolgada mesmo nesta noite! A Reação manda um Punk hardcore seco e simples ,gritado sem dó pela Denise. Tocaram 4 músicas. Na roda de pogo, olhares se cruzam, Hormônios ficam á flor da pele, explicitam-se Adjetivos... Não, não é uma demonstração de amor com Final feliz... Ganha um doce quem adivinhar o que aconteceu. E dessa vez não teve nem chance pra turma do deixa-disso, pois ao invés de ajudar para a patifaria acabar, teve gente indo no microfone botar mais lenha na fogueira (Mais uma vez ressaltoque Não sei a origem do atrito, nem quero saber onde isso vai parar - mas um pouco de respeito ás pessoas que fazem o movimento acontecer e as pessoas que cedem o espaço nunca é demais).


Saldo final: O dono do Pico, furioso, decretou que "Já era o som Punk" (esperamos que só naquela noite), Reação Adversa não terminou o repertorio. Porém foi um atrito ocasional pelo que pude perceber - Vou imitar o comercial de cerveja : "Beba com responsabilidade"... Mas terminou tudo em paz. Era só se segurar um pouquinho que rolaria tudo como deveria estar previsto. E Duas bandas não Tocaram: Òdio Brutal, devido a um compromisso do baterista de última hora e Esquizofrenia, que não compareceu.


Sò restou esperar dar 4 da manhã e pegar o trem de volta para a Zona Leste - tem que dar uma cochilada, que domingo era dia de Correria com o Julina Punk!

Um comentário:

  1. Fala ai mano, tudo bem?

    Parabéns pelo seu Blog. Precisamos de mais iniciativas assim para levantar ainda mais o Movimento Punk.

    Eu sou o Favela, vocalista da banda Esquizofrenia.
    Só queria deixar claro a você que, diferente do que você escreveu, o Esquizofrenia não pode tocar porque o baterista sofreu um acidente no dia do show e está debilitado. Inclusive, eu estava lá no show e avisei a Danusa sobre isso.

    Eu também ví essas coisas todas que você mencionou e também fico muito chateado com isso. Enquanto houverem facas e armas dentro de um show punk, onde, teoricamente, todos tem o mesmo propósito e o nosso inimigo não está lá dentro, teremos essas fatalidades programadas acontecendo.
    Temos que ressaltar sempre as coisas positivas do nosso movimento. Essas coisas, temos que evidenciar aos causadores para que deixem de existir.

    Continue sempre atualizando o Blog e, mais uma vez, parabéns.

    Abraços,
    Favela.

    ResponderExcluir