segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Arte em S.J.C. (Cólera e Mukeka di Rato) - Hocus Pocus, São José dos Campos - 26/07/2009

Flyer do Evento
Pogo do Cólera

PSHC PORRA!


E lá vamos nós mais uma vez! Não existe fronteiras e frescuras de "ai, é longe" para este bandoleiro junkie que nos escreve! Desta vez o destino é o interior de São Paulo: A cidade de São José dos Campos (ou dos Punks), que tem uma cena Punk/ Rock'n roll já consolidada, com muitos shows e eventos quase todos fins de semana. Esta cidade receberia a visita das bandas Cólera e Mukeka di Rato (ES), na casa de shows Hocus Pocus (a melhor casa do vale do paraiba) num evento que era esperado por muita gente dali.



Daqui de São Paulo mesmo saiu uma van com uma galera que trampou na exposição de fanzines e venda de materiais, além de pessoas que estavam a fim de um rolezinho diferente destes daqui da metrópole (que o final infeliz você acompanha aqui mesmo nas postagens ou vendo com seus próprios olhos - risos). Aliás o evento contou com a presença de pessoas de cidades da região como Jacareí, Paraibuna e Caçapava, além da presença de uma galera do Sul de Minas Gerais (E tem gente aqui em SP que já fica mole só de pensar que tem que pegar onibus hahahaha)....



Os portões da Hocus Pocus se abriram por volta das 16:30, para a montagem dos Stands (Ou mesinhas) de exposições no ambiente externo da Hocus. Por conta da chuva, um risco iminente, Brigamos com uma tenda que foi trazida, mas não tinhamos a minima noção de como montar (risos)... resolvido o problema e montada a tenda, debaixo dela começaram a serem expostos os materiais para fazer a cabeça do povo funcionar: Livros, Muitos Fanzines, Muito material Do It Yourself de graça pro pessoal, além da venda de patches, bottons, cds, dvds, Vinis, Lanches Veganos... Sem falar na exposição de pinturas e desenhos por conta de artistas locais, enfim, bastante conteúdo pro pessoal ver que não se tratava só do "Show do Còlera".Este evento marcou ainda o Lançamento do Livro "Hoje é dia da revolução", e também houve a divulgação e distribuição do Livro/Produção D.I.Y. "Cadernos da Sarjeta", que já saiu há algum tempo e que se trata de uma coletanea de Poesias escritas por Punks, iniciativa de Theo (Colisão Social) e Ariel (Invasores de Cerebros/ Restos de Nada), este último presente no evento e responsável pela divulgação dos Cadernos da Sarjeta.



Bandas! Vamos ás Bandas! A primeira banda foi a Anarcotreta, de São José dos Campos. É uma banda nova, ainda em seus primeiros shows. Não há muito som próprio no repertório, ou seja: Não há muito o que dizer ainda.Bastante cover pras pessoas que lá estavam para prestigiá-los.



Em seguida a banda que deveria tocar como terceira na ordem: PSHC. Uma das bandas de Punk/HC mais fodas da região do Vale (e uma das mais antigas tambem). O Local ainda não estava lotado, como estava na hora da terceira banda em diante, mas na minha opinião foi a melhor banda da Noite (Fãs de cólera que me perdoem, mas...), fez a galera que ali estava agitar muito. PSHC faz um hardcore energético cantado com o coração pelo Vocalista Claudião, e contou ainda com a participação de outro 'Peso-pesado' da região, o Lecão do Amnesia Coletiva.



Depois no Palco (Era palco mesmo!), a banda Kacctus que Faz um hardcore basico, mas sem muitas novidades. Nestas horas a casa já estava lotada, mas o público não agitou muito o som, talvez porque o estilo do HC do kacctus não seja o tipo de som que a maioria das pessoas (leia-se Punks) estavam acostumados a ouvir. Mas esta banda vem se destacando aos poucos no cenário independente, e com maior divulgação no cenario Punk/HC podem ter mais adesão do público Punk nos proximos shows.



Em seguida, Mukeka di Rato! Dizer o que? Porrada na Oreia! Casa cheia, Público insano agitando e cantando os já Clássicos da Banda. Como estava meio ocupado na exposição de materiais, não deu pra sacar muito da apresentação deles. Mas pelo pouquinho que vi, foi mais um dos destruidores shows que eles fazem por aí...



Cólera! A grande atração da Noite sobe ao palco então para uma apresentação que muita gente ali chamou de "Histórica", "Perfeita". Eu já tive uma época em minha vida em que eu não dormia enquanto não ouvisse cólera. E Já vi shows Muito melhores deles. O Repertório foi calcado mais em músicas antigas, predominantemente dos álbuns "Tente mudar o amanhã" e "Pela paz em todo mundo", mas musicas de todas as épocas foram executadas. Aos poucos o público foi se dispersando (Uma leve impressão que tinha mais gente na hora do Mukeka di Rato) e a banda não estava com tanta empolgação frente a Lindas apresentações que eu já assisti deles. Mas, o povo que insistiu em permanecer na casa (ja passavam das 22:00 do domingo) agitou com toda vontade. Ou seja: A energia veio do Público, mas o Cólera não estava como o público (risos).



Terminado o evento, Saldo Final: Todo mundo satisfeito, com um monte de fanzines em baixo do braço, paz reinante no local (Ali há a valorização da cultura, diferente de alguns lugares onde os proprios punks destroem sua diversão e seu ativismo),boas bandas, sorrisos abertos, muita cerveja... Enfim, um evento excelente muito bem organizado pela Paty e a galera do ZiperZine e com a colaboração da Desalienarte e a produtora Unissonância. Parabéns pela iniciativa, e isso mostra que uma Gig Punk/HC não se faz apenas de bandas, mas de cultura em geral. Aguardamos novos eventos para que este blog possa testemunhar a difusão da cultura libertária dentro dos eventos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário