domingo, 16 de agosto de 2009

Neurotikas Fest - Cesar bar, Itaim Paulista, São Paulo/SP - 09/08/2009


Atos De Vingança!
Pé Sujus!


Mais uma gig feita por este que vos escreve aconteceu, no dia 09/08/2009. Mais um dia acordando cedo, com muita correria, suor e imprevistos que exigem muito jogo de cintura de quem está á frente do evento. Neste caso, minha participação na organização do evento foi uma parceria com o Coletivo feminista Neurotikas, que teve a iniciativa do evento, com a finalidade de comemorar 1 ano de coletivo. Ainda bem que tinham mais 8 pessoas me ajudando, foi tudo mais fácil desta vez. Para quem não conhece, o Coletivo Neurotikas já tem 3 edições lançadas de seu fanzine, além de uma passeata realizada no dia 8 de março, dia internacional da mulher no centro de São Paulo e um Sarau feito em parceria com o Lutas libertárias e a seção Alto-Tietê da FOSP/COB-AIT, num bar em itaquaquecetuba. Ou seja, é um coletivo atuante dentro do movimento Punk, embora muitas pessoas não valorizem ou botem uma fé na capacidade das meninas, que realmente estão começando agora, mas diferente de muita gente que diz ter mais "discernimento" das coisas, elas Fazem alguma coisa! Daí o meu apoio incondicional, além da condição de "Muso" do coletivo (hahahahahahahahahahahahahaha).

Por volta das 10 da manhã, já estávamos no Cesar Bar arrumando as paradas: Limpando a sujeira deixada pelo pessoal que curtiu o "Pagode do Negralha" na noite passada, Dispondo os equipamentos que já estavam ali, colando os cartazes e faixas de cunho feminista e a bandeira anarcossindicalista, teve até bexigas pretas e roxas enfeitando o ambiente (alguns amigos nossos sacanearam as meninas, dizendo que parecia "Festa de escola" (hahaha). Faltavam algumas coisas principalmente em aparelhagem - iríamos alugar um equipamento, mas todos meus contatos estavam ocupados em virtude do "Dia dos Pais" (coisa que não existia há 50 anos atras mais ou menos, até que um projeto de lei foi aprovado e a data instituída pra "aquecer" o comercio - não sei vocês, mas meu pai eu honro nos 365 dias do ano). FUDEU! Em tese sim. Mas vamos arregaçar as mangas, porque as dificuldades não podem ser maiores que nossa iniciativa. Junto ás meninas do Coletivo, chegaram uns 5 punks virados do role do sábado... Eu arrumei tudo o que precisava, tinha que buscar na casa do Wagner (batera do Jhaspion e um grande amigo!), que ficava a uns 20 minutos a pé. As meninas se prontificaram a ajudar, mas quem andou embaixo do sol pra carregar peso foram os punks que chegaram cedo pra NÃO pagar a entrada hahahahha... Outro empecilho: Segurança. Maldito "Dia dos pais", ninguem queria revistar pessoas e segurar "punk" nervosinho. Mas acabou aparecendo um casal das proximidades do bar que deu conta do recado muito bem!

Corre daqui, remenda e improvisa dali... até que finalmente por volta das 14:30 a primeira atividade do evento começa: A exibição do vídeo "Acorda Raimundo, Acorda!". Este curta- metragem é uma troca de papéis: A mulher no papel do homem "machista e autoritario" e o homem como a parte "submissa" do casamento. Ou seja: Não faça e aja com os outros da forma que voce não gostaria que fizessem com você. Muito bom!

Em seguida, a primeira Banda: Defeito Anormal (ou DxAx). Mais uma vez no Cesar bar, apresentaram um repertório com varias covers, mas desta vez apareceram mais sons próprios. O bar ainda não estava lotado (põe no flyer que começa ao meio dia pro povo chegar as 4 da tarde), mas as pessoas que já estavam lá curtiram o som, com muita cerveja gelada na goela pra dar uma refrescada no calor que ajudava a abafar ainda mais o pequeno bar.

A segunda banda foi a The Pórres, Com um som influenciado por Johnny Cash, Psychobilly, Cachaça, diversão e uma pitadinha de punk rock (mas beeem de leve). Du Caraio! Foi legal ver o povo dançando ao som do the Pórres, uma banda que tem tudo pra se destacar no cenário rock'roll/ rockabilly independente. São uns caras bacanas e bem humildes! Apesar de uns punks de cabeça fechada ficarem com aquela cara de cú de cantinho questionando "o que raios esta banda ta fazendo aí". Este mesmo tipo de gente idolatra uma banda quando ela só faz cover...

A terceira banda foi Atos de Vingança! Uma das bandas que vem conquistando mais espaço e um público cativo dentro da cena Punk/HC, com uma bagaceira que me fez parar lá na finlândia. Só porrada, uma atrás da outra... Fazia tempo que não os via ao vivo, e eles levantaram bastante a galera presente, principalmente o pessoal que gosta de uma jaqueta arrebitada e camisas do Tampere SS (hahaha). Muito bom... O buteco foi abaixo!

Em seguida, A segunda parte da trilogia "porrada na orelha tudo num dia só". Violência Verbal! Uma banda nova, que não contou com a presença do baixista no Dia... Who Cares? Senta o Reio! Eu não vi direito essa banda, pois estava "ocupado" do lado de fora, mas a sonoridade dos rapazes é um Hardcore Brutal. Esta banda tem como vocalista o Maldito, que toca na Igualmente bagaceira Shit With Corn Flakes, além do Pedro na Batera e esqueci o nome do guitarrista. Bêbado maldito eu, viu!

A terecira parte da trilogia "porrada na orelha tudo num dia só" ficou por conta da próxima banda e uma das mais esperadas: Ódio Brutal, do ABC paulista, uma espécie de "Novo Ulster". Com nova formação, estreiando o novo baterista, tocaram um repertório curto com umas 9 musicas mais umas improvisações de mais algumas musicas pra que o som continue rolando, afinal o desgraçado do batera da minha banda ainda não tinha chegado!

Enquanto o desgraçado do Chu (Batera pé sujus) não chegava, uma banda anarkopunk presente no evento que não me recordo o nome fez uma participação especial, salvando o evento de certa forma naquele momento (não tínhamos aparelhagem suficiente pra fazer discotecagem). Até que por volta das 20:30, o chu aparece e finalmente pé sujus pôde começar a tocar.

Agora falando como integrante da banda: Encerramos o evento com um repertório relativamente novo: Uma música nova, duas covers no repertório e uma música que não tocamos há muito tempo complementando o repertório. O povo estava empolgado, agitando. Mas não tinha tanta gente como no começo do evento, mas as pessoas que ficaram até o fim viram um show nossoo que particularmente foi um dos melhores do ano. Só um bate-boca idiota que não deu em nada atrapalhou a roda de pogo, mas no final foi tudo resolvido na conversa (Ah, se fosse sempre assim eu estaria tãão feliz...).

Saldo final: Um evento lindo de se ver, com bastante gente, a paz reinante (até pessoas que tem fama de briguentas estavam na pura paz). A banda 3º mundo mais uma vez não pôde tocar por compromissos de força maior do baterista de novo (risos), mas o integrante Manteiga marcou presença. Muitos fanzines divulgados e distribuídos, inclusive a 3ª edição do fanzine do coletivo Neurotikas que foi lançado ali, além do jornal "A plebe" da FOSP/COB-AIT com farta distribuição também. Agradecemos mais uma vez: Sr. Cesar e Cleide, por liberar mais uma vez o espaço para a cultura punk/libertária; ás bandas que compareceram; e acima de tudo a cada um dos presentes que contribuiram para que o som rolasse na mais absoluta paz e união que tanto precisamos...


Para conhecer mais do trampo das Neurotikas, Acesse:




Chega por hoje, fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Role bacana, bandas e zines legais, pessoas conscientes e s/ treta. Finalmente!!!

    ResponderExcluir
  2. FEIO Y NEUROTIKAS ILIMITADO. KKKKKKK

    VLW PELO APOIO AI E ATE O PROXIMO EVENTO =]

    BJAO

    BY: DAYA!

    ResponderExcluir