sábado, 9 de janeiro de 2010

4º ARARAQUARA PUNK, - TEATRO WALLACE, ARARAQUARA/SP - 18/10/2009

Flyer do evento!
Banda Fikaí
Galera pogando Kaos 64!

Galera Pogando Kaos 64! Muito Foda!

Olá queridos!!! Ano novo, postagem véia! Hahahahaha... De volta depois de um certo tempo de irregularidade de periodicidade de postagens, vamos começar bem 2010 com a resenha de um som que aconteceu em 2009, mas que foi na época que eu estava simplesmente sem tempo nem pra respirar, tendo apenas uma pequena sobrevida nos fins de semana. Mas enfim, esse ano ainda não teve nada interessante então não vamos deixar esse puta fest passar batido né.

Araraquara é uma cidade que deve ficar a uns 300 km de são paulo mais ou menos, não sou muito bom de geografia e quem souber que me corrija nos comentarios da postagens (Mas não vale chamar de burro). E quando eu falo que vale a pena meter as caras no interior ao invés de ficar achando que aqui é o suficiente e tudo o que voce precisa, Sei muito bem o que estou falando. Simplesmente porque existe a oportunidade de fazer novos contatos, novas amizades, conhecer novas bandas, coisas que gente estagnada na capital só consegue pela velha e mofada relação virtual via orkut, onde se entra na comunidade da banda apos ter ouvido duas musicas mas não ter a oportunidade de ter visto a mesma ao vivo. E pra quem leva o PUNK a sério, vale a pena o investimento (O que muitos gastam em farinha eu gasto em momentos bons em lugares que o punk é valorizado), pois ali você tem a oportunidade de divulgar sua banda, seu fanzine, compartilhar experiências, vivencias, ideias com pessoas que talvez precisem de um apoio de mais alguem que esteja querendo levantar o movimento - só não tem com quem contar. Assim como quem vem do interior pra cá, na capital, merece a maxima atenção, pois quem acha que a capital é o ponto de referencia do movimento ta falando uma besteira enooorme.

Virado do rolê SUB FEST, fui ao local combinado pelo Renato do Cegos Pelo Ódio (Que estava organizando a van e estava servindo como a ponte entre as bandas de SP e o organizador, Henrique da banda Funeral) - Metrô Sumaré. Horário - 8 da manhã! Eu, podrão, de ressaca, fedendo, com os cabelos grandes e "pra cima" vestido como um morador de albergue chego uns minutos antes do combinado e vou comer um pastel na feira ali perto (e umas 3 garrafas de agua pra matar o que estava me matando). Chego no metrô, o pessoal da banda Kaos 64 já esperava o Renato e a chegada da van tambem. Uma hora e pouco depois chega o garoto, e em seguida a van com o pessoal da Gritando HC. Por volta das 9 e meia da manhã embarcamos na van e fomos rumo á Araraquara. Pensando que ia ser perto, fiquei xingando o Renato... Mas 4 horas e meia de viagem calaram minha boca! Na van, muita zueira, som porrada nos ouvidos e novas amizades - Daniel da banda Desgraciado principalmente, muito bate papo com a galera do kaos 64 e Gritando HC. Agora um paradoxo que desvendei: Gritando HC, por mais que a música dos caras não seja de meu agrado, os caras (e a mina) são super gente boa, humildes e engraçados. Continuo não gostando muito da música, mas os caras (e a minaaaaaa) são Nota 10! Além de, claro, estar viajando junto com os caras da kaos 64, uma das mais clássicas bandas do Punk nacional - Muita gente fala que eles são carecas, nazi, e os caralho. Mas enfiem a lingua no cu esses idiotas, pois a banda é verdadeiramente PUNK...

Por volta de umas 13 horas chegamos em Araraquara. E o local onde iria rolar o som ainda vazio... O pessoal ainda arrumando as paradas. E um calor do caralho! Nada melhor que uma cervejinha agora , não é mesmo amigos? Fomos á caça... Circulamos o centro de araraquara TODINHO atrás de um bar aberto... e nada! nenhum bar, lanchonete, pastelaria, mercearia, nada! Parecia uma cidade fantasma! Eis que no meio do horizonte surge a esperança em potencial de nós, beberrões: EXTRA HIPERMERCADO! Nada melhor que um mercadão para comprar muita, mas muita cerveja e o melhor de tudo: pagar barato pelas benditas. Após andar os corredores labirínticos com toda sede ao pote (ou á latinha de skol na promoção) vem o balde de agua fria: Não tem cerveja gelada! É de se ficar desolado mesmo... só nos restou aceitar. Mas logo em frente a solução nos esperava e uma bizarra e criticada iniciativa salvou o começo do rolê: Confeitaria Docinho!!!! Quando disse que ia perguntar se tinha cerveja ali, onde tinha quindim e bem casado com lacinho rosa exposto na vitrine em caixinhas em forma de coração, o pessoal riu da minha cara... e entrou babado quando me viu saindo de lá de dentro com uma latinha de itaipava hahahahhaha... Uma cena Bizarra: Uns 15 punks zerando a cerveja do suntuoso recinto onde velhinhas entravam para comprar bolo por quilo e mulheres com cachorrinho no colo iam degustar iguarias tão populares mas tão distantes da nossa realidade (leia-se Brigadeiros a R$ 5,00 entre outras heresias ao costume do pobre - mas a cerveja era barata!).

Por volta das 16 horas começaram as bandas... vamos falar uma por uma que teve um monte (ou era pra ter).

Kebra de Cilencil - Primeira banda da tarde. Quem via os garotos achava que ia ser mais uma banda "Cover do garotos podres e ramones", pelo visual "All star, camisetinha de escola e calça jeans", caracteristica de integrantes de bandas desse estilo. Massss... O que se viu vindo dos garotos da cidade de Batatais foi um hardcore Gritado e bagaceira que me surpreendeu e muito, mais uma banda que eu vou querer ver de novo mas vou ter que ir pra longe ou tentar trazer pra cá.

Hippies Not Dead - De São carlos, a já experiente banda mandou ver seu Crust Punk simplesmente Foda!. Uma apresentação muito bem executada. Pesquisando sobre a banda vi que eles tem um respeito na cena do interior e ja organizaram varios festivais em sua cidade.

NEOCID - De Campinas, mais uma banda que me surpreendeu com sua Qualidade Sonora. Um punk rock muito bem tocado, empolgante e que não consegui ficar parado!

GRITANDO HC - Uma das mais esperadas atrações do festival, O Gritando HC subiu no palco e atraiu toda a galera que estava nos arredores do teatro wallace pra dentro do som. Cerca de 500 pessoas mais ou menos que estavam prestigiando o evento presentearam a banda com uma grande roda de pogo, cantando junto as musicas velhas conhecidas da banda, e conhecendo as novas, do CD que estará saindo em breve. Apesar de não gostar muito do som da banda, a apresentação empolgou o publico do começo ao fim e a banda transmitia uma energia muito forte para o publico - Isso é o que importa. E Foda-se eu!

KAOS 64 - Outra banda que fez muita gente ver o festival como oportunidade de ver bandas clássicas sentando o pau em sua cidade... apresentação simplesmente PERFEITA! Como eu tava meio com dor de cabeça, o festival inteiro eu fiquei só parado no meu canto observando as bandas, entre uma cerveja e outra... Mas eu fui pro meio da roda e digo com orgulho que eu era o mais folgado ali no meio: Cotovelada, pulos sem noção, subidas ao palco para cantar junto os clássicos da banda. Fazia tempo que não via a banda ao vivo... e como a aparelhagem do som, diga-se de passagem, tava muito boa... Juntando-se á pegada pesada do batera pedrinho... e o nivaldo não parando quieto no grande palco, não sobrou pedra sobre pedra... Tocaram pérolas da bagaceira nacional como "Filhos da nação", "rampa do planalto", "nascemos para protestar" e a minha favorita, "palco maldito". Repertório curto... mas.. puta que pariu, deixa eu parar de falar senão começo a chorar aqui...

FUNERAL - De Araraquara, digamos que essa é a banda anfitriã do Festival, e alem disso a banda do organizador, o Vocalista Henrique. Mais uma banda que me surpreendeu pela qualidade, pelo carisma e pelas letras que davam pra ser entendidas. E o melhor de tudo: A galera de lá sabe cantar todas as músicas... É uma banda que aqui em SP ninguem conhece, mas por lá é uma das bandas linhas de frente da cena. Muito legal mesmo. Ganhei ate um CD. Mas guardei na van enrolado a um agasalho meu, cheguei na van e tinha 10. Henrique quero outro CD!

FIKAI - Diretamente de Brasília, talvez um dos maiores exemplos de determinação e gostar do que se faz que eu já vi em minha vida, tanto como punk como Ser Humano. Pois é raro de se ver uma banda Punk que tenha um Integrante Paraplégico.Enquanto neguinho quando toma 3 tapas por causa de tretinha idiota ja desiste da bagaça, Este rapaz, que era baterista antes de sofrer um assalto, no qual fora baleado nas costas assim ficando paraplegico, se empenhou em aprender a tocar guitarra e continuar com a missão da banda no cenario Punk. Este Guitarrista que mandou ver junto com a banda um punk rock de qualidade que agitou a galera se bobear mais que as bandas de SP e se movia como podia. Durante as outras bandas ele estava na roda de pogo, uma garota conduzia a cadeira de rodas e ele estava lá. E todos respeitando-o a propósito, dando uma maneirada na pancada pra não estragar a brincadeira. A melhor surpresa do som sem dúvida. Parabens á banda pela postura em continuar, ao Guitarrista por não desistir e fazer essa cena de alguem julgado como limitado levantar uma galera como nenhum "perfeito" soube fazer. Vale a pena fuçar na internet e conhecer a banda. Não é só por causa do exemplo do guitarrista não... O som é bom mesmo!


Mas chegou a hora de ir embora.Apesar de faltar duas bandas ainda: Toxsina e Ação Tóxica. Infelizmente não pude ficar para ver as bandas. Mas com certeza o som deve ter sido foda!
Mas já eram mais de 8 da noite e a viagem para SP seria LOOOOOOOOOOOOONNNGA!

Duas bandas programadas no Flyer não puderam comparecer por motivo de força maior: Cegos pelo Ódio e Lixomania. Foi uma pena, pois a atração mais esperada com certeza era o Lixomania e a banda Cegos pelo ódio teria uma grande oportunidade de ser conhecida pela galera de lá.

Saldo Final: Evento Cheio, Sem treta (só uma discussão por causa de "Bate cabeça", mas nada demais), Som bom, alimentação e bebes no local, exposição de merchandising das bandas e artigos punk, fanzines circulando... parabens á organização do evento por ter feito um momento muito foda dentro da cena do interior. Saí de alma lavada. E o pessoal aqui em São paulo se achando tão feliz...

12 comentários:

  1. A garota que conduzia o caderante da banda FiKaí , na roda de pogo , era nada mais nada menos do que a namorada dele.
    A galera manerou nos socos e cotoveladas com ele....Mas ela saiu toda espancada..auhauhauhauhuhauhauhauhahu!!!!!
    Mas valewwww muito a pena , o show foi du cacete
    1 ,2 ,3 , 4 .... Punk Na Velha.

    ResponderExcluir
  2. Grande Resenha Fernando, achei demais, vc só esqueceu de mencionar o telao , que foi um puta trampo de conseguir e produzir os videos de fundo, agora resta esperar o proximo desse ano, que tambem será tao bom quanto o anterior, e agradecer a presença nao só das bandas como tambem o publico presente,de várias cidades que aqui aportaram, realmente o fest foi de cinema....todos se respeitando, isso foi o diferencial , abraço e ate a proxima.sobre o cd fernado , quando vc vier aqui no proximo show eu te entrego em maos [risos] [henriquepunk]

    ResponderExcluir
  3. poww..., não falou da banda TOXSINA?!?!?!
    queria ler sua opinião + blz..kkk, ta valendo!!
    curti o blog! massa mesmo!!
    este ano tem +..
    ah, só para lembrar, eu e o xdiegox daqui de araraquara que sempre organizamos o aqa punk(os 3 primeiros) e 2009 o henrique assumiu (passamos a bola...)
    vlw pelos comentários e parabens pelo blog.
    quem sabe este ano vc não cobre o evento por inteiro..
    (claudio toxsina)

    ResponderExcluir
  4. banda FIKAÍ ducaralho!!!!
    puta som mesmo (apesar do nome..uhauhauha)
    e os caras vieram de longe na raça!!!
    ATITUDE e SOM da banda FIKAÍ, além da galera que veio junto...
    pessoal de brasília nota 10!!!
    vlw
    (claudio toxsina)

    ResponderExcluir
  5. Poxa claudioooo
    não falei do Toxsina porque não deu pra ficar para ver vcs, a van vazou... queria ter ficado para ver, mas todos nos tinhamos que trabalhar bem cedo no dia seguinte e encara 5 horas de viagem hehehe... mas da proxima vez estaremos aí mais uma vez!

    abração

    ResponderExcluir
  6. to brincando cara..
    to ligado.varias pessoas tiveram que sair fora cedo p causa do horario...
    é que é legal quando alguem que entende do assunto posta um comentario sobre banda punk...
    + o lance da toxsina foi zueira.. :P
    vlw
    (claudio toxsina)

    ResponderExcluir
  7. Ahhh minhas fotos do Kaos foram utilizadas no post!! ^^

    realmente foi uma pena não terem visto Ação Toxica e Toxsina.

    legal o blog e amos incentivar o som no interior!!!!

    ResponderExcluir
  8. Puta saudades do fest de araraquara...atitudes como essa deixa saudades. abraços a todos.
    Claudio seu escroto....a culpa da banda FIKAI tocar em araraquara foi tua..auhahuauha !!!!
    um Salve especial pro henrique que abriu oportunidade pra nos aqui de brasilia...ao publico nota 10 presença de primeira ... a todas bandas que participaram do evento...e que venham muito mais.

    ResponderExcluir
  9. E ae galera, ow agente tá muito feliz de ter tocado num fest de tanta importancia com banda muito fodas, muito feliz tbm por terem curtido agente, valeu ae fernando pela resenha e pelo comentario sobre a kebra di cilencil, valeu a todos isso nunca existiria sem uniao...punk até a morte...=)..abraços Indiow K.D.C

    ResponderExcluir
  10. Ae galera, fikou massa o blog du carai mesmo...valeu por convidar a galera de BSB, abração pra todos..(jhonny...fikaí)

    ResponderExcluir
  11. Araraquara Punk ..........
    É muiiito foda velhoo.
    As bandas foram d+ adorei !

    ResponderExcluir
  12. ae galera, o 5º araraquara punk vem ai..., entrem na comunidade OFICIAL no orkut pra ficarem ligados na programação !!!
    fernando, se vc puder entrar em contato comigo pra ver se rola de vc divulgar o evento, ou cobrir com matérias (como vc fez aqui) eu iria ficar agradecido. seu trampo é bom !
    me procura la no orkut na comunidade oficial...
    abraçs
    claudio toxsina

    ResponderExcluir