quinta-feira, 3 de maio de 2012

8 ANOS DE PÉ SUJUS - CIDADÃO DO MUNDO, 15/04/2012 - SÃO CAETANO DO SUL, SP


 Restos de Aborto e Barata (DZK) - Por DITOPUNK


 Pé Sujus - Por Punky


 Juventude Maldita (Casa lotada) - Por DITOPUNK


Sub Existencia - por DITOPUNK


Venci a preguiça, a falta de tempo e a falta de interesse para escrever esta resenha. O Blog tá paradinho faz tempo, eu nem tô colando em som praticamente, muito menos tocando ou organizando algo, com exceção deste evento a ser resenhado duas semanas e tarará depois. Muita coisa aconteceu neste meio tempo: Anúncio de paternidade, perda do filho, Fechamento da loja, emprego arrumado e perdido, minha volta para a açougueiragem, perda de paciência com organização de eventos e ameaças sérias de morte por conta de ser amigo de quem eu quiser, encerramento de minha banda e consolidação do meu noivado. Milhões de coisas que aconteceram e ainda acontecem que me mantém distante do Blog, ao passo em que todos que me acompanham querem mais e mais!

Foram poucas gigs a que pude comparecer neste ano. E como não poderia deixar de ser, até o breque que eu dei em rolês e iniciativas incomodam algumas pessoas que acham que esse será o meu fim no punk rock e início da vida de mais um cidadão qualquer que "Já foi punk e viveu muito esta fase". Estou distante, mas não morto - pelo contrário, tô aqui em off preparando muita coisa que realmente irá fazer a diferença nessa porra, mas prefiro não ficar citando ou prometendo, pois se der errado ninguém viu, ninguém soube... hahahaha.

Quem me conhece meio que se surpreendeu com minha decisão de  Não fazer mais eventos. mas como citei acima, minha vida deu uma volta surpreendente e que não me permite ter mais este stress... sem falar que não posso nem pensar em me arriscar, minha cabeça não está a prêmio - Está valendo Milhões! Junte gente que vai no seu evento pra te matar, mais a falta de apoio de quem tanto repetiu que voce poderia contar com esta pessoa, mais o gasto envolvido, mais o desgaste físico e mental, mais os imprevistos, mais a turma da mendigagem... Junta tudo isso num evento só e Boooom! Depois de tanto stress e apuro, sentei no palquinho do cesar bar em janeiro (ultimo evento antes deste) e falei pra mim mesmo: "Chega". Agora o meu foco é cuidar da minha vida, e quem quiser que eu organize algo, que chegue junto, pois minha cabeça não tem mais espaço pra tanto B.O. Continuo organizando esporadicamente os eventos do Projeto Shadowplay, mas isso demanda menos custos, menos material, menos dor de cabeça e ainda tenho um parceiro Pedra 90* que fecha de verdade, além do público mais maduro e menos preocupado em encher o saco dos outros, que só querem saber de uma coisa: Dançar e se divertir. Não me desfazendo dos Punks, mas são poucos que me dão orgulho, o resto só dá trabalho. E por que tô nessa ainda? Porque eu gosto!
Porque o punk vive dentro de mim! Mas assim como qualquer outro grupo qualquer, os punks também tem seu pézinho no senso comum e os mesmos vicios sociais que qualquer pessoa. Se eu fosse regueiro, funkeiro, pagodeiro, crente, traficante, presidiário ou participante de reality show iria passar pela mesma coisa... O problema do Punk com tudo isso é que, ao invés de combater e quebrar tudo que gera desunião entre as pessoas acabam sendo até piores que os alvos dos seus protestos algumas vezes... e como levar a sério pessoas assim? Mas eu corro por mim mesmo, portanto, tenho direito de ser o que quiser da forma que quiser e dar as caras com a frequencia que eu quiser nessa porra! Prontofalei...

* Pessoa de grande valor. Que cumpre com sua palavra.
Originária do jogo de TOMBOLA (similar ao bingo), mas com noventa pedras no saco. Pedra 90 é a pedra de maior VALOR no saco. Nada haver com a pinga de mesmo nome, se bem que esta pinga já me trouxe muita felicidade nos rolezinhos com 50 centavos no bolso e muita vontade de ficar bêbado...

Se desencanei, por que eu acabei realizando este evento então, ora bolas? Por dois fatores: este evento foi nada mais que o fechamento de um ciclo em minha trajetória no meio Punk. Não se tratava apenas do Show de 8 anos do Pé Sujus. Tratava-se do Último Show do Pé Sujus em 2012. Tanto no sentido de último do ano como de todos os shows. A banda embora estivesse bem lembrada, passou por um desgaste interno que fez chegar ao ponto de não ter mais condições psicológicas de continuar por aí.Ninguém brigou, ninguem se desrespeitou, apenas não dava mais. Mas agora não é hora de justificativas e sim de resenhas. O Outro motivo foi a escolha do Local. O Espaço cidadão do Mundo foi o melhor em questões de localização, estrutura básica, capacidade e público frequentador. E Acertei em cheio em abrir esta exceção: O evento foi um sucesso, fiquei bastante satisfeito, como há muito tempo não acontecia... E não posso esquecer do apoio dos Amigos Mós, que trouxe o ampli de Contrabaixo; Daniel (88 Não!) que veio com um dos dois Amplis de Guitarra e as ferragens da Bateria; E do Getúlio (Herdeiros da revolta), que disponibilizou seu carro para fazer correria com o Surdo da bateria, algumas ferragens que levei, além do outro ampli, saindo de São Mateus, para vir aqui no itaim e depois indo para São Caetano, além de todo o Staff do Coletivo que toca o espaço cidadão do mundo que deu todo o suporte, tanto na portaria como na mesa de som, iluminação, montagem e desmontagem de palco entre outros corres que costumo fazer sozinho me multiplicando em vários que não sou por ser um só.

A correria começou cedinho, 11 da manhã eu e Minha noiva estávamos já num local combinado com o getulio para pegar a carona, que atrasou uma hora e meia,  em Direção á Favela do Tijuco preto aqui no itaim Paulista, buscar o que faltava na casa do jean, meu parceiro de Projeto Shadowplay e depois ir direto para São caetano, uma viagem que se arrastou por mais de duas horas por conta de trânsito e uma paradinha pra comer pois como estava há horas em jejum já estava tremendo de fome. Pouco antes das 15 hs Chegamos ao Local, que já estava aberto e algumas bandas já tinham chegado. O horário previsto para o início do evento era 15 hs em ponto, mas como eu mesmo cheguei atrasado por conta das correrias, além de outros problemas de última hora com uma Máquina de Chimbal, o início da Gig se deu exatamente ás 16 hs, para que pudesse ter um controle sistemático do horário das bandas.

A Banda de abertura do evento foi a Restos de Aborto de Tatuí. Quando resenhei a apresentação da banda numa Gig em Itu no ano passado, citei que a banda era ótima, mas que tocava muito cover. Nesta apresentação me deparei com Mais sons próprios, que fizeram a já numerosa galera presente agitar muito! e ainda contaram com a Participação especial ilustre do Barata (DZK) que estava presente e que cantou um som do DZK com eles! Resumindo: Apresentação Fudida!

A Segunda banda foi a Jhaspion, que neste som se apresentou como Dupla (Guitarra/vocal e Bateria), Pois o Baixista virou Funkeiro e deveria estar num pancadão ao invés do Punkadão no ABC que estava rolando! Eles fizeram uma apresentação com suas musicas mais conhecidas e mais covers que o habitual, em razão do déficit de integrante daquela ocasião, mas fizeram o que tinha que fazer direitinho - o público não só agitou como aprovou. Afinal, crossover de qualidade, paulada uma atrás da outra, ás vezes o baixo não fez tanta falta assim...

Terceira banda, o 88 Não fez um show como há muito tempo não via. Levantaram a galera e fez a casa, Já lotada, ir abaixo! Todo mundo cantando, pogando, pulando, endoidando, participando. Pra variar, foi mais um show com um outro vocalista diferente, mas esta apresentação foi de energia e potência sem igual!

A quarta banda foi o Powerpop único e magnífico do The Tries!Esta banda é relativamente nova, surgiu ano passado, mas Já se apresenta em vários locais bacanas de SP e conta com integrantes vindos de bandas como Fox Hound, Morte Cerebral e Jump Boys, e fazem um tipo de som pouco explorado na cena nacional: O PowerPop de bandas como Undertones, The Boys, Fast Cars e afins, cantado em inglês. Muito, mas muito bem executado, tanto que o pessoal do Sub existencia, próxima banda a tocar, do lado de fora me perguntou na hora que saí pra dar uma pescoçada no movimento da rua:
- E essa banda aí tá enrolando pra começar a tocar?
E eu disse:
- Já estão na quinta música!
- Porra, pensei que era discotecagem...
Tem algo mais pra dizer desta banda ao vivo? Qualidade Indiscutível!

Quinta banda a se apresentar, foi a vez do Sub Existencia. Que com uma nova formação, de velhos conhecidos da cena Punk da ZL (Marcello kaskadura do Melody monster, atos de vingança e outras; E Lado, do Revoltados, transgressores e muitas outras bandas) além do velho de Guerra Walter detrito. E a Energia e a Sintonia fizeram o Subexistencia detonar uma apresentação totalmente Pogante e potente, do início ao fim! Mais uma vez a casa tremeu!

Em seguida foi a vez do Amnésia Coletiva! Não é só uma banda Parceira. Assim como sempre traz uma galera, neste caso veio uma van com um pessoal de Jacareí e São José dos campos junto com a banda, que cada vez mais vem conquistando o público da capital, não só pelo carisma da banda como pelo sucesso do quase esgotado split com o Pé Sujus, e isso foi provado nesse show! O Pessoal se arrebentou tanto que o único registro de inicio de tumulto foi uma briguinha besta causada por ânimos incontidos que acabaram gerando cotoveladas em bocas que não gostam de levar cotoveladas, mas logo foi resolvido e todo mundo estava pogando o hardcore porrada do amnésia feliz (e com a boca sangrando, alguns) novamente.

Sétima banda e uma das mais aguardadas, o Palco era do Juventude Maldita! Pude dizer que foi uma apresentação magnética, pois o primeiro acorde foi dado nos instrumentos do trio e todos que estavam do lado de fora foram atraídos a lotar a casa e abalar as estruturas do local mais uma vez. também, pudera: Onde o Juventude Maldita pisa pra tocar, ninguém fica parado! Puta apresentação memorável.

Antepenúltima e oitava banda, foi a vez da Lenda do Punk Nacional pouco reconhecida por não ser Paulista ocupa o palco do Cidadão do Mundo: Falo de Pacto Social, a banda Punk do Rio de Janeiro mais antiga em atividade. Tocaram os maiores Clássicos de sua carreira como "Final do mês", "País do futuro", "Hasta la lucha y Viva zapata", "João Honesto", "Vaticano" (Que teve até clipe na MTV nos anos 90) e as duas clássicas músicas do Espermogrãmix, banda que deu origem ao pacto social: "Trabalhadores Brasileiros" e "Bombas". A casa já não estava tão cheia assim, até porque já passava das 21 horas, mas a apresentação empolgou todos que ali estavam, sem falar que a banda, pela sua importância e tempo de estrada, esbanjou esforço e Humildade em vir até São paulo tocar de graça e ainda por cima conseguir um baterista substituto que não pode vir em cima da Hora e fazer bonito, além do baixista Gárgula emprestar seu Contrabaixo pro Punkelo mais tarde, na apresentação do Pé Sujus.

Nona Banda do Domingão, a Colombiano-Brazuca (todos moram no Brasil, chegaram da colombia e não quiseram mais ir embora! hehehe) KRH ocupa o palco e descarrega seu Crust Insano que faz os que ficaram cair no pogo. Sim, esta banda conseguiu superar uma série de dificuldades e hoje tem até Público fiel aqui no Brasil! E Fizeram um ótimo show como sempre, apesar de eu não poder ver quase nada do som dos caras por estar tratando de alguns outros assuntos.

Última e décima banda, Foi a nossa vez de tocar, finalmente, para os sobreviventes que realmente queriam nos ver... E fiquei surpreso, pois no começo tinha só um pouquinho de gato pingado, mas ao longo da apresentação surgiram pessoas que eu até jurava que tinham ido embora! De meia dúzia de gato pingado que tinham aparentemente sobrado, surgiram umas tres dúzias de bravos resistentes pelo menos! A maioria de grandes parceiros, pessoas que fizeram questão de permanecer li para nos ver. E muita, muita gente nova na cena que nos via tocar pela primeira vez - e provavelmente pela única vez. Nossa apresentação, como a de todas as bandas foi bem curta, não só pela falta de ensaio, mas pelo horário - Já passava das 22 hs quando iniciamos nossa apresentação. Comemoramos 8 anos e encerramos nossas atividades com chave de Ouro. Puta apresentação! Energia da plateia e entrega total dos meus parceiros de banda... Nunca vi show tão energético e pesado como este que fizemos. Quem não foi perdeu uma apresentação histórica. Não por ser a última, mas por ter saído tudo direitnho, redondinho...

Dez e meia da noite e o evento enfim encerrou. O que temos a dizer? Evento perfeito. Saldo totalmente positivo. Todas as bandas deram o melhor de si e o evento ocorreu quase conforme o planejado - só faltou começar no horário previsto, mas fluiu muito bem. Público show de bola! MUITA gente nova, uma geração que vem chegando com muita vontade de fazer as coisas e dentro do contexto do século 21: Menos sectarismo e violencia e mais ideologia. Não teve prejuizo, todos os gastos foram cobertos, graças aos 57 pagantes que tiraram 8 reais do bolso - salvo exceções da galera do rateio que na falta da totalidade de recursos contribuiu com o que tinha. Ninguém ficou de fora, todos deram seu jeitinho, conversando todos se entederam e todo mundo pôde curtir! E tem muito "Punk velho" que não aprende: Ao invés de chegar na humildade e fazer uma contraproposta, acham que devem ficar chorando miséria e mendingando pra entrar de graça num evento de parto difícil. O preço de 8 reais para as 10 bandas - e a qualidade do equipamento e das bandas - era quase de graça. Sim, foi um verdadeiro festival punk. Mas pra maioria das pessoa snão passou de uma Gig qualquer com um monte de banda desconhecida. Afinal, histórico é só o que os "Caciques" da cena realizam. E "Festival" é um evento cheio de banda fora da nossa realidade da verdadeira correria Punk. Mas como disse na postagem anterior: História é a gente quem faz. E daqui a uns 20 ou 30 anos alguém vai estar lendo isso ou algum presente neste evento irá lembrar e comentar com seus conhecidos como foi tão legal estar neste evento resenhado nesta postagem.

No fim de tudo, enfim, fui emboar carregando meu ampli de trem em companhia da nega véia e dos amigos que foram conosco pra mesma direção - O getulio não pôde levar as coisas na volta, mas meu inseparável carrinho de carregar Bujão entrou em ação uma semana depois e recolhi o que sobrou e levei tudo no braço mesmo. Este evento deu trabalho, fez muita gente que costuma trocar ideia comigo por horas me estranhar por não ter conseguido dar um minuto de atenção para ninguém, foi ultra desgastante. Mas valeu a pena. E Muito!


4 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns!
    Fui no show e foi do caralho, só banda boa...o Barata do DZK colou, foi fodaaaaa!!

    Só uma pena que foi no cidadão do mundo. o pico já foi bom, mas se voce cola lá hoje, tem uma galera nada a vê! não tem mais ninguém que agitava a parada. os cara do bar tudo sem educação nada a ver.
    E já me falaram que tá rolando uns lance de política lá.
    esse pico já era! Só um toque aí.
    mas, vamos continuar e fazer o ABC bombar aeeee!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu a pena mesmo. Puta Festival Punk. Bandas de qualidade e realidade.
    Eu não poderia perder, infelizmente não deu pra ver Pé Sujus tocando, mas não foi por falta de vontade hahaha.
    Quem dera se os próximos eventos continuassem assim, com bandas que levam as coisas a sério e o público tambem.

    Parabéns Feio pelo evento, e parabéns tbm ao pessoal que deu aquela força!

    ResponderExcluir
  3. Então "Anônimo", o cidadão do Mundo vai ficar ali só até o fim do ano, depois aquele imóvel não vai mais abrigar o Cidadão, justamente por causa dessas coisas que vem acontecendo (politicagem e talz), o Bar acho que foi um esquema que foi alugado sei lá, mas o que importa é o evento em si. E outro coletivo cultural estará surgindo para o ano que vem no ABC pra dar continuidade aos projetos do Cidadão do Mundo. mas enquanto tá ali e enquanto der pra fazer algo, vamos fazer!

    ResponderExcluir
  4. foi muito louco esse som valeuuuu Fernado Feio
    venha para tatui toma umas com nois

    ResponderExcluir